sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Obeso


O primeiro objectivo e o mais importante do programa de treino é perder peso. Há que escrevê-lo: estou obeso. Aconteceu-me já há algum tempo, desde os tempos da faculdade, e veio para ficar.

No dia 3 de Agosto de 2009, quando decido embarcar nesta odisseia (sempre modesto...), tive o cuidado de pesar e medir o animal (eu próprio, bem entendido). Aqui vai:
  • Altura: 176 cm
  • Peso: 108 km
  • IMC (Índice de Massa Corporal): 34.9 (Obeso Grau I)
  • Peito: 120 cm
  • Cintura: 122 cm
  • Perna: 74 cm (sim, só uma...)
As boas notícias é que agora, quase dois meses passados, estou no bom caminho: já perdi 8 kg. Quanto ao resto não voltei a verificar (a fita métrica do IKEA não é muito resistente, foi-se...) mas pelo menos a nível das pernas sinto uma redução significativa de volume.

Peso Normal: <76 kg. Que eu me lembre, depois de crescido, só tive este peso durante a adolescência; aos 15, 16 anos pesava 73 kg - porque não outra vez...

Na realidade, para minha vergonha, até já estive bastante mais pesado: 115 kg (uma autêntica pipa!).

A minha filha (ainda pequenina) quando me quer dar graxa, diz: "És muito fortinho!"

2 comentários:

  1. Não vás nessa do peso ideal. Cada um tem o seu peso ideal (kind of).
    Tenho 172 cm, 37 anos e o meu melhor peso recentemente foi 76kg (com alguma forma física) e com 18 anos, magríssimo, pesava cerca de 70kg.
    Ossos pesados! ;)

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui verdadeiramente magro. E provavelmente nunca serei. Não está na minha genética.

    É natural que com a idade se ganhe algum peso. E também não quero perder peso à custa de massa muscular. Mas, pelo que conheço de mim, acho que 76 kg é prefeitamente razoável.

    ResponderEliminar